A equipe da casa está atualmente na 16ª colocação, com 4 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 1 empate e 6 derrotas. Na penúltima partida, perdeu em casa para o Bayer 04 Bayer Leverkusen por (3‑4). Na última partida, perdeu fora para o VfB Stuttgart por (2‑1). Esta é uma equipe que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nas últimas 30 partidas registra 8 vitórias, 1 empate e 6 derrotas como visitante, com 27 gols marcados e 22 sofridos, contra 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas em casa, com 20 gols marcados e 19 sofridos. No último jogo que disputou, para a DFB Pokal, perdeu com o VfB Stuttgart em casa por (0‑2).
Nesta competição, perdeu os últimos 4 jogos que disputou en seu estádio. A equipe não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre gols nos últimos 8 jogos que disputou nesta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos gols, já que 12 de seus últimos 19 jogos terminaram com Menos de 2.5 gols. Esta é uma equipe que marca poucas vezes primeiro e que só conseguiu abriu o marcador em 2 de seus últimos 8 jogos pela Bundesliga, desses 2 chegou ao Intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em 1. Em 8 jogos na competição, nunca conseguiu virar o placar nos 6 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Mainz 05 entra neste embate depois de uma derrota, por 0-2. na recepção ao Stuttgart, em jogo válido para a DFB Pokal. Na última partida nesta Bundesliga, os mandantes perderam frente ao Stuttgart por 2-1. Orientados por Bo Henriksen, os mandantes mantêm-se fiéis ao seu característico 4-3-3, apostando num futebol ofensivo e dinâmico. Na frente, Benedict Hollerbach, Paul Nebel e Jae-sung Lee formam um trio veloz, capaz de causar estragos a qualquer defesa. No coração do meio-campo, Nadiem Amiri assume o comando das operações, ditando o ritmo e abrindo espaços com passes de grande visão. De fora deste jogo estão Maxim Leitsch, Maxim Dal e Anthony Caci, todos lesionados.