Depois de 2 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, a equipe visitante está na 10ª posição, tendo conquistado 11 pontos. Na última partida, perdeu com o Estoril em casa por (0‑4), depois de na partida anterior ter ganho fora, num jogo contra o Estrela Amadora, por (1‑2). Esta é uma equipe mais forte quando joga em seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante; contra 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas em seu estádio. No campeonato, o Rio Ave conquistou 6 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu gols em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou gols em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 10 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 6 vezes e apenas conseguiu 1 virada no placar.
A equipe do Rio Ava eclipsou-se, por completo, na partida anterior ao perder, por (0-4), na recepção ao Estoril. Note-se que a equipe vilacondense vinha numa fase em crescendo, com empates no Estádio da Luz, e no estádio do Famalicão, e com 2 triunfos, consecutivos, primeiro com o Tondela, por (3-0), e depois na Reboleira, diante do Estrela, por (1-2). Por isso, nada fazia antever esta “hecatombe”, mas que o Rio Ave terá de provar que não foi mais do que um “mero acidente de percurso”. Mas, para isso, precisará dar uma boa resposta, diante de um Alverca que está muito pressionado para vencer.
Escalação confirmada: Cezary Miszta, Julien Lomboto, Jakub Brabec, Marios Vrousai, Andreas Ntoi, Nelson Abbey, Nikolaos Athanasiou, Georgios Liavas, Dario Spikic, Clayton, André Luiz.
Técnico: P. Fernandes da Silva Cunha.