A equipe visitante chega a esta fase da Premier League (Época normal) depois de ter eliminado o West Ham United, com uma derrota por (3‑1) fora na eliminatória anterior. Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas como visitante, com um total de 17 gols marcados e 20 sofridos. Já dentro de casa, conquistou 9 vitórias, 1 empate e 5 derrotas, com um total de 27 gols marcados e 14 sofridos. A equipe chega nesta partida depois de uma vitória em casa com o Athletic de Bilbao por (2‑0). No campeonato, o Newcastle conquistou 3 pontos em 15 possíveis, depois de 3 empates e 2 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante.
Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 5 jogos fora do seu estádio. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou gols em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição.
O Newcastle entra nesta partida após uma vitória, por 2-0, na recepção ao Athletic de Bilbao, em jogo válido para a Liga dos Campeões. Na última partida nesta Premier League, os visitantes perderam frente ao West Ham United por 3-1. A equipe visitante costuma atuar num 4-3-3, privilegiando um estilo de jogo mais rápido, sendo que os três homens que vão desempenhar um papel mais ofensivo são Jacob Murphy, Nick Woltemade e Anthony Gordon. O homem responsável por definir e conduzir as investidas da sua equipe é o meia Sandro Tonali, jogador que detém uma capacidade técnica acima da média. De fora deste jogo estão Harrison Ashby, Tino Livramento e Yoane Wissa, todos lesionados.