Depois de 5 derrotas, a equipe da casa está atualmente na 46ª posição, sem ter conquistado qualquer ponto. Na última partida, perdeu por (2‑0) fora contra a Turkey, depois de na partida anterior ter perdido por (4‑0) fora com a Spain. Esta é uma equipe que mantém o rendimento quando joga fora de seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante; contra 2 vitórias, 6 empates e 7 derrotas em seu estádio. Nos últimos 4 jogos em casa a Bulgária registra 1 empate e 3 derrotas.
Nesta competição, perdeu os últimos 5 jogos que disputou. A equipe não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre gols nos últimos 5 jogos, e seu ataque necesita de melhorar, pois não conseguiu concretizar em 4 dos últimos 5 jogos nesta competição. Em 9 jogos, nunca conseguiu virar o placar nos 6 jogos em que sofreu o primeiro gol.
A Bulgária chega a este encontro com uma derrota, por 2-0, na viagem ao estádio da Turquia, somando desta forma a quinta derrota seguida nesta fase de qualificação. A equipe da casa segue a sua tendência habitual de alinhar num 4-3-3, destacando-se pelo estilo de jogo organizado, com foco em transições controladas pelo meio-campo. No setor ofensivo, Georgi Rusev, Kiril Despodov e Zdravko Dimitrov os principais responsáveis por criar perigo, aproveitando qualquer descompensação na defesa contrária para lançar ataques perigosos. Todos os atletas estão disponíveis para este jogo.