A equipe da casa está atualmente na 11ª colocação, com 18 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Na penúltima partida, ganhou em casa para o Manchester City por (2‑1). Na última partida, ganhou fora para o Everton por (1‑4). Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga diante de seus torcedores, já que nas últimas 30 partidas registra 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante, com 17 gols marcados e 25 sofridos, contra 9 vitórias, 1 empate e 5 derrotas em casa, com 26 gols marcados e 15 sofridos. Nos últimos 6 jogos em casa pelo campeonato, o Newcastle registra 4 vitórias e 2 derrotas, tendo conquistado 12 pontos em 18 possíveis. A equipe permitiu gols a seu oponente em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos nesta competição.
O Newcastle chega a esta partida com uma grande vitória, por 1-4, na viagem ao estádio do Everton: os gols da equipe foram carimbados por Malick Thiaw (2), Nick Woltemade e Lewis Miley. Para este encontro, a equipe orientada pelo treinador Eddie Howe deverá alinhar num esquema tático de 4-3-3, com destaque para a dupla ofensiva composta por Harvey Barnes, Nick Woltemade e Anthony Elanga, peças-chave na manobra atacante local. A profundidade ofensiva e o dinamismo nas alas são, habitualmente, sinónimos de perigo iminente. De fora deste jogo estão Kieran Trippier, Harrison Ashby, William Osula e Yoane Wissa, todos com problemas físicos.
Escalação confirmada: Aaron Ramsdale, Dan Burn, Tino Livramento , Malick Thiaw, Lewis Hall, Lewis Miley, Bruno Vitória de Guimarães, Joelinton , Harvey Barnes, Anthony Elanga, Nick Woltemade.
Técnico: E. Howe.