Depois de 9 vitórias, 3 empates e 1 derrota, a equipe da casa está na 1ª posição, tendo conquistado 30 pontos. Na última partida, empatou com o Chelsea fora por (1‑1), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Tottenham Hotspur, por (4‑1). Pelo campeonato, o Arsenal conquistou 16 pontos em 18 possíveis, depois de 5 vitórias e 1 empate nos últimos 6 jogos que disputou em seu estádio.
Nesta competição, não perdeu nenhum dos últimos 6 jogos em seu estádio. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um gol em cada um dos últimos 10 jogos nesta competição. Em 13 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 5 vezes e apenas conseguiu 1 virada no placar.
O Arsenal chega a este embate com uma igualdade, em 1-1. na viagem ao estádio do Chelsea: o único gol da equipe foi assinado por Mikel Merino. O time londrino costuma atuar num 4-3-3, privilegiando as transições ofensivas e canalizando o seu ataque através dos corredores laterais. Neste esquema, os três jogadores responsáveis por lançar o pânico na defesa adversária são Bukayo Saka, Gabriel Martinelli e Viktor Gyökeres. Quando parte para o processo ofensivo, o Arsenal tende a canalizar as suas ações pelo lado esquerdo, aproveitando a profundidade e projeção ofensiva do lateral Myles Lewis-Skelly. De fora deste jogo estão Gabriel Jesus e Gabriel Magallanes, ambos com problemas físicos.