A equipe da casa está atualmente na 3ª colocação, com 32 pontos conquistados, depois de 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Na penúltima partida, ganhou em casa para o Mallorca por (2‑1). Na última partida, ganhou fora para a Real Sociedad por (2‑3). Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga diante de seus torcedores, já que nas últimas 30 partidas registra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas como visitante, com 21 gols marcados e 19 sofridos, contra 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas em casa, com 34 gols marcados e 16 sofridos. A equipe chega neste encontro depois de uma vitória fora com o Antoniano por (3‑5), no desempate através de penalidades. Pelo campeonato, o Villarreal conquistou 19 pontos em 21 possíveis, depois de 6 vitórias e 1 empate nos últimos 7 jogos que disputou em seu estádio.
Nesta competição, ganhou suas últimas 5 partidas e não perdeu nenhum das últimas 7 que disputou em seu estádio. Seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um gol nos últimos 10 jogos nesta competição. Esta é uma equipe que marca muitas vezes primeiro: abriu o placar em 11 de seus últimos 14 jogos pela La Liga, desses 11 chegou ao Intervalo em vantagem em 8 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 9.
O Villarreal entra nesta partida com uma vitória, nas grandes penalidades, frente ao Antoniano, em jogo válido para a Copa del Rey. Na última partida nesta La Liga, os mandantes venceram a Real Sociedad por 2-3. Habitualmente alinhado em 4-4-2. o time da casa privilegia as transições rápidas, procurando desequilibrar sobretudo pelas alas. Na frente de ataque, Gerard Moreno e Ayoze Pérez assumem o protagonismo, sendo as principais responsáveis por causar estragos na defesa contrária. O cérebro da equipe é a meia Thomas Partey, jogador responsável por definir e conduzir as investidas da sua equipe. De fora deste jogo está Pape Gueye, suspenso, bem como Logan Costa e Pau Cabanes, estes lesionados.
Escalação confirmada: Luiz Júnior, Rafa Marín, Santiago Mouriño, Alfonso Pedraza, Adrià Altimira, Santi Comesaña, Dani Parejo, Tajon Buchanan, Ayoze Pérez, Gerard Moreno , Alberto Moleiro.
Técnico: E. Setién Solar.