Depois de 7 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, a equipe da casa está na 6ª posição, tendo conquistado 24 pontos. Na última partida, ganhou ao Celta de Vigo fora por (0‑1), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Sevilla, por (2‑1). Esta é uma equipe que mantém o rendimento quando joga fora de seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas em seu estádio. No último jogo que disputou, para a Copa del Rey, perdeu com o Atlético Baleares fora por (1‑0). Nos últimos 8 jogos em casa pelo campeonato, o Espanyol registra 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, tendo conquistado 16 pontos em 24 possíveis. Em seus jogos em casa há alguns marcadores frequentes ao Intervalo: 0‑0 (3 em 8 jogos) e 0‑1 (3 em 8 jogos). Seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos nesta competição. Em 14 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 5 vezes e apenas conseguiu 1 virada no placar.
O Espanyol entra nesta partida com uma derrota, por 1-0, na viagem ao estádio do Atlético Baleares, em jogo válido para a Copa del Rey. Na última partida nesta La Liga, os mandantes venceram o Celta de Vigo por 0-1. A equipe mandante costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, privilegiando um estilo de jogo mais ofensivo, atacando através dos corredores laterais. Neste desenho, os três homens mais avançados são, habitualmente, Pere Milla, Roberto Fernández e Tyrhys Dolan. Quando investe no processo ofensivo, normalmente, faz através do corredor lateral direito, aproveitando a profundidade oferecida por Omar El Hilali. De fora deste jogo estão Javi Puado e Fernando Calero, ambos com problemas físicos.
Escalação confirmada: Omar El Hilali, Carlos Romero, Clemens Riedel, Pol Lozano, Ramón Terrats, Urko González de Zárate, Pere Milla, Tyrhys Dolan, Roberto Fernández, Manuel Iori, Leandro Cabrera.
Técnico: L. Ramis Monfort.