A equipe visitante está atualmente na 10ª colocação, com 16 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. Na penúltima partida, ganhou fora para o AVS por (1‑2). Na última partida, perdeu em casa para o Vitória SC por (0‑1). Esta é uma equipe pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas como visitante, com um total de 18 gols marcados e 28 sofridos. Já dentro de casa, conquistou 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, com um total de 17 gols marcados e 23 sofridos. Nos últimos 7 jogos fora pelo campeonato o Rio Ave regista 2 vitórias, 4 empates e 1 derrota, tendo conquistado 10 pontos em 21 possíveis.
Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 5 jogos fora do seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu gols em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 14 jogos nesta competição, apenas conseguiu 1 virada no placar nos 7 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Rio Ave continua uma equipe muito oscilante, e que ainda não atingiu o nível que se espera, atendendo à qualidade do seu plantel, e até da sua equipe técnica. Depois do triunfo, no estádio do AFS, por (1-2), esperava-se mais, do Rio Ave, na recepção ao Vitória SC, mas não conseguiu evitar a derrota, por (0-1). Com 16 pontos, apenas 6 acima do primeiro lugar de rebaixamento, a equipe vilacondense precisa somar pontos, nem que seja 1. nesta deslocação ao difícil campo do Gil Vicente.