Depois de 12 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, a equipe da casa está na 1ª posição, tendo conquistado 39 pontos. Na última partida, ganhou ao Everton fora por (0‑1), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Wolverhampton Wanderers, por (2‑1). A equipe chega neste encontro depois de uma vitória em casa com o Crystal Palace por (8‑7), no desempate através de penalidades. Pelo campeonato, o Arsenal conquistou 22 pontos em 24 possíveis, depois de 7 vitórias e 1 empate nos últimos 8 jogos que disputou em seu estádio.
Para esta competição, registra uma sequência de 5 vitórias em seus últimos jogos em casa e não perdeu nenhum dos últimos 8 jogos em seu estádio. Nas partidas disputados em seu estádio no campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45′ foi o 1‑0, que se verificou em 4 de seus 8 jogos. Seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um gol nos últimos 10 jogos nesta competição. Em 17 jogos nesta competição, apenas conseguiu 1 virada no placar nos 6 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Arsenal entra nesta partida depois de um triunfo, nas grandes penalidades, frente ao Crystal Palace, em jogo válido para a EFL Cup. Na última partida nesta Premier League, os mandantes venceram o Everton por 0-1. O time da casa costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, privilegiando um estilo de jogo mais ofensivo, atacando através dos corredores laterais. Neste desenho, os três homens que vão ter uma missão mais ofensiva são Eberechi Eze, Viktor Gyökeres e Bukayo Saka. O cérebro do time da casa é o meia Martin Ødegaard, jogador responsável por definir e conduzir as investidas do seu time. De fora deste jogo estão Gabriel Magallanes, Kai Havertz e Ben White, todos com problemas físicos.