Depois de 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, a equipe visitante está na 4ª posição, tendo conquistado 26 pontos. Na última partida, empatou com o Rio Ave em casa por (2‑2), depois de na partida anterior ter empatado fora, num jogo contra o Casa Pia, por (1‑1). Esta é uma equipe que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas como visitante, com um total de 20 gols marcados e 12 sofridos. Já dentro de casa, conquistou 5 vitórias, 2 empates e 8 derrotas, com um total de 11 gols marcados e 15 sofridos. Nos últimos 8 jogos fora pelo campeonato o Gil Vicente regista 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota, tendo conquistado 13 pontos em 24 possíveis.
Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos fora do seu estádio. Nos seus jogos para a liga como visitante o resultado mais frequente ao Intervalo foi o 0‑1 (3 em 8 jogos). Seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos nesta competição.
A equipe do Gil Vicente sofreu um duro revés, ao perder dois jogadores essenciais no seu processo defensivo como são os casos do central Buatu, e também do lateral esquerdo Konan, ambos partiram para a CAN 2025, e estão ao serviço das seleções de Angola e Costa do Marfim, respetivamente. Estas ausências têm levado o técnico César Peixoto a ter mais cuidados defensivos, e isso depois nota-se na menor capacidade que a equipe tem em chegar-se à frente. Por isso, não espanta que 4 dos últimos 5 jogos, da equipe gilista, tenham tido menos de 2.5 gols. Apesar de não ter vencido em nenhuma das últimas 5 partidas, a equipe de Barcelos ainda continua na 4.ª posição, com mais 1 ponto que o Sporting Braga.