Depois de 15 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, a equipe visitante está na 1ª posição, tendo conquistado 46 pontos. Na última partida, ganhou ao Villarreal fora por (0‑2), depois de na partida anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Osasuna, por (2‑0). No campeonato, o Barcelona conquistou 19 pontos em 27 possíveis, depois de 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas nos últimos 9 jogos que disputou como visitante.
Para esta competição, regista uma sequência de 8 vitórias nos últimos jogos. A equipe permitiu gols ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um gol nos últimos 10 jogos nesta competição. Em seus jogos fora para esta competição existe uma tendência para haver gols, já que 7 em 9 terminaram com Mais de 2.5 gols no placar. Em 18 jogos nesta competição, conseguiu dar a volta no placar em 6 dos 8 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Barcelona entra neste embate depois de um triunfo, por 0-2. na viagem ao estádio do Villarreal, registando desta forma a oitava vitória seguida nesta La Liga: os gols da equipe foram carimbados por Lamine Yamal e Raphinha. O clube visitante costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, onde os três homens mais avançados são Ferran Torres, Marcus Rashford e Lamine Yamal. O meia Pedri desempenha um papel fundamental no controle do jogo e na distribuição de passes decisivos para os avançados. De fora deste jogo estão Gavi, Andreas Christensen, Ronald Araújo e Dani Olmo, todos lesionados.