Depois de 3 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, a equipe da casa está na 10ª posição, tendo conquistado 12 pontos. Na última partida, ganhou ao Danubio fora por (0‑1), depois de no jogo anterior ter perdido em casa, num jogo contra o Cerro Largo, por (0‑2). Esta é uma equipe que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nas últimas 30 partidas registra 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas como visitante, com 25 gols marcados e 17 sofridos, contra 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas em casa, com 18 gols marcados e 12 sofridos. No último jogo que disputou, para a Copa Libertadores da América, ganhou ao San Antonio Bulo Bulo em casa por (2‑0). Nos últimos 4 jogos em casa pelo campeonato, o Peñarol registra 1 empate e 3 derrotas, tendo conquistado 1 ponto em 12 possíveis.
Nesta competição, não ganhou nenhum dos últimos 4 jogos em seu estádio. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 8 dos últimos 10 jogos nesta competição. Em 10 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 4 vezes e nunca conseguiu virar o placar.
Recentemente, o Peñarol tem apresentado uma estratégia eficaz longe de seus domínios, porém seu desempenho como mandante no Apertura até aqui preocupa. A equipe não tem conseguido se impor diante de seus adversários quando atua em seu estádio, e isso será o principal obstáculo a ser superado nessa rodada. Adotar uma postura mais aguerrida será um passo determinante para superar o Miramar, deixando o período de dúvidas para trás e retomando a confiança da torcida.