Depois de 17 vitórias, 10 empates e 4 derrotas, a equipe visitante está na 3ª posição, tendo conquistado 61 pontos. Na última partida, empatou com o Red Star em casa por (2‑2), depois de na partida anterior ter ganho fora, num jogo contra o Martigues, por (1‑4). Esta é uma equipe pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas como visitante, com um total de 21 gols marcados e 14 sofridos. Já dentro de casa, conquistou 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota, com um total de 33 gols marcados e 11 sofridos.
Para esta competição, não perde como visitante faz 10 jogos. A equipe permitiu gols ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos nesta competição. Em 31 jogos nesta competição, apenas conseguiu 1 virada no placar nos 9 jogos em que sofreu o primeiro gol.
Por outro lado, o Metz chega a estas últimas rodadas da Ligue 2 com chances reais até mesmo de conquistar o título. Matematicamente, isso ainda é possível e, embora dependa de tropeços de seus concorrentes diretos, é crucial que a equipe faça primeiramente a sua parte dentro de campo, ou seja, que busque vencer seus oponentes. Embalado por uma sequência sem derrotas, chega a este confronto com chances reais de conquistar três pontos diante do Pau, que não possui grandes ambições em termos de tabela.