Depois de 1 empate e 3 derrotas, a equipe da casa está na 18ª posição, tendo conquistado 1 ponto. Na última partida, empatou com o Operário PR fora por (0‑0), depois de no jogo anterior ter perdido em casa, num jogo contra a Chapecoense, por (0‑2). Esta é uma equipe mais forte quando joga em seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 3 vitórias, 7 empates e 5 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas em seu estádio. A equipe chega neste encontro depois de uma vitória fora com o Goiás por (4‑5), no desempate através de penalidades. o Paysandu ganhou 5, empatou 3 e perdeu 2 de seus últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições.
Nesta competição, não ganhou nenhum dos últimos 4 jogos que disputou. A equipe permitiu gols a seu oponente em 3 dos últimos 4 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, e seu ataque necesita de melhorar, pois não conseguiu concretizar em 3 dos últimos 4 jogos nesta competição. Em 15 jogos, apenas conseguiu 1 virada no placar nos 5 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O começo de Série B acende um sinal de alerta no Paysandu, que não esperava tantas dificuldades. A equipe não conseguiu se impor dentro de campo, Independientemente do contexto das partidas, e isso tem sido o principal obstáculo a ser superado neste momento desafiador. Ainda sem vencer e acumulando apenas um ponto até aqui, precisará focar em um futebol mais agressivo neste jogo em casa contra o CRB.