A equipe da casa chega nesta fase da FA Cup (Semifinais) depois de ter eliminado o Fulham, após uma vitória por (0‑3) fora na eliminatória anterior. Esta é uma equipe que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nas últimas 30 partidas registra 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas como visitante, com 25 gols marcados e 17 sofridos, contra 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas em casa, com 21 gols marcados e 19 sofridos. No último jogo que disputou, para a Premier League, empatou com o Arsenal fora por (2‑2). Nos últimos 10 jogos em casa o Crystal Palace registra 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.
Nesta competição, registra uma sequência de 4 vitórias nas últimas partidas. A solidez defensiva tem sido um de seus pontos fortes, já que apenas sofreu gols em 1 dos últimos 4 jogos, e o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um gol em cada um dos últimos 4 jogos nesta competição. Em 15 jogos, nunca conseguiu virar o placar nos 4 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Crystal Palace chega motivado para esta partida única da semifinal da Copa da Inglaterra. Isso porque, apesar das derrotas ainda recentes para o Manchester City e para o Newcastle, ambas fora de casa, por placares elásticos, a equipe comandada pelo austríaco Oliver Glasner vem de um empate por 2 a 2. também fora de casa, diante do Arsenal, pela 34ª rodada da Premier League, na qual o Palace ocupa a 12ª posição (com 11 vitórias, 12 empates e 11 derrotas). Na Copa da Inglaterra, o Crystal Palace passou pelo Fulham (9º na Premier League) mesmo jogando fora de casa no confronto único das quartas de final, o que deixa clara a capacidade competitiva da equipe para este confronto com o Aston Villa (7º na PL).