A equipe da casa está atualmente na 17ª colocação, com 9 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. Na penúltima partida, perdeu em casa para o Sporting Braga por (0‑4). Na última partida, perdeu fora para o Estrela Amadora por (3‑1). Esta é uma equipe que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos registra 4 vitórias, 4 empates e 7 derrotas como visitante; contra 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas em seu estádio. Nos últimos 7 jogos em casa pelo campeonato, o Arouca registra 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas, tendo conquistado 5 pontos em 21 possíveis.
Para esta competição, registra uma sequência de 5 derrotas em seus últimos jogos e não ganhou nenhum dos últimos 6 jogos em seu estádio. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um gol em cada um dos últimos 10 jogos nesta competição. Em 13 jogos nesta competição, apenas conseguiu 1 virada no placar nos 9 jogos em que sofreu o primeiro gol. Nos últimos 18 jogos em casa em todas as competições existem 1 períodos em destaque: marcou 7 de seus 20 gols entre os minutos (61’‑75′).
O Arouca afunda-se, cada vez mais, na tabela classificativa, mantendo os mesmos 9 pontos, desde há 6 rodadas atrás. Vasco Seabra, que tem um passado muito bom, com obra, nesta passagem por Arouca, tem o seu lugar em perigo, e já havia rumores que poderia deixar o comando técnico da equipe após a derrota no campo do Estrela, na última partida, por (3-1). Mas, este embate, diante do Alverca poderá ser a última oportunidade para V. Seabra provar que ainda consegue “dar a volta”. O palpite é muito “negro”, mesmo em casa, onde a equipe serrana perdeu 4 dos últimos encontros, sendo que um empate, na recepção ao Famalicão, foi o melhor que conseguiu fazer.