Depois de 15 vitórias, 9 empates e 8 derrotas, a equipe da casa está na 7ª posição, tendo conquistado 54 pontos. Na última partida, ganhou ao Southampton fora por (0‑3), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Nottingham Forest, por (2‑1). Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga diante de seus torcedores, já que nas últimas 30 partidas registra 7 vitórias, 1 empate e 7 derrotas como visitante, com 22 gols marcados e 23 sofridos, contra 11 vitórias e 4 empates em casa, com 31 gols marcados e 16 sofridos. No último jogo que disputou, para a Liga dos Campeões da UEFA, ganhou ao Paris Saint Germain em casa por (3‑2).
Nesta competição, não perdeu nenhum dos últimos 15 jogos em seu estádio. A equipe permitiu gols a seu oponente em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos nesta competição. En seus jogos em casa há uma tendência para gols, já que 14 de seus últimos 16 jogos pela competição terminaram com Mais de 1.5 gols. Em 32 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 16 vezes e apenas conseguiu 4 viradas no placar.
O Aston Villa entra nesta partida após uma vitória, por 3-2. na recepção ao PSG, em jogo válido para a Liga dos Campeões. Na última rodada nesta Premier League, os mandantes venceram o Southampton por 0-3. A equipe da casa costuma alinhar num sistema tático de 4-3-3, com Marcus Rashford, Morgan Rogers e Ollie Watkins a desempenharem as funções ofensivas. O meia Marco Asensio é o responsável por organizar e definir as ações ofensivas da equipe. Todos os atletas estão disponíveis para este jogo.