Depois de 10 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, a equipe da casa está na 2ª posição, tendo conquistado 31 pontos. Na última partida, ganhou ao Athletic de Bilbao em casa por (4‑0), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Celta de Vigo, por (2‑4). No último jogo que disputou, para a Liga dos Campeões da UEFA, perdeu com o Chelsea fora por (3‑0).
Nesta competição, ganhou os últimos 6 jogos que disputou en seu estádio. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um gol em cada um dos últimos 10 jogos nesta competição. En suas partidas em casa existe uma tendência para gols, já que 24 em 29 terminaram com Mais de 2.5 gols no marcador. Em 13 jogos nesta competição, conseguiu virar o placar em 3 dos 5 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Barcelona entra nesta partida após uma derrota, por 3-0, na viagem ao estádio do Chelsea, em jogo válido para a Liga dos Campeões. Na última partida nesta La Liga, os mandantes venceram o Athletic de Bilbao por 4-0. O clube da casa costuma atuar num sistema tático 4-3-3, onde os elementos mais avançados são Robert Lewandowski, Lamine Yamal e Marcus Rashford. Quando aposta no processo ofensivo, habitualmente, faz através do corredor central, aproveitando a criatividade e visão de jogo de Frenkie de Jong. De fora deste jogo estão Gabi e Marc-André ter Stegen, ambos lesionados.
Escalação confirmada: Joan García, Pau Cubarsí, Alejandro Balde, Jules Koundé, Gerard Martín, Eric García, Fermín López, Dani Olmo, Lamine Yamal, Ferran Torres, Robert Lewandowski.
Técnico: H. Flick.