Depois de 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, a equipe da casa está na 2ª posição, tendo conquistado 22 pontos. Na última partida, perdeu com o Real Madrid fora por (2‑1), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Girona, por (2‑1).
Nesta competição, registra uma sequência de 4 vitórias nas últimas partidas em casa. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um gol em cada um dos últimos 10 jogos nesta competição. En seus jogos em casa há uma tendência para gols, já que 24 de seus últimos 29 jogos terminaram com Mais de 2.5 gols. Em 10 jogos nesta competição, conseguiu virar o placar em 3 dos 5 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Barcelona chega a esta partida com uma derrota, por 2-1. na viagem ao estádio do Real Madrid: o único gol da equipe foi assinado por Fermín López. A equipe catalã deverá alinhar num sistema tático 4-3-3, com Lamine Yamal, Marcus Rashford e Ferran Torres como principais referências ofensivas. No meio-campo, Fermín López será o responsável por ditar o ritmo do jogo, destacando-se pela sua criatividade e habilidade em distribuir passes que podem desorganizar a defesa adversária. De fora deste jogo está Pedri, suspensão, bem como Andreas Christensen, Raphinha, Joan García, Dani Olmo, Robert Lewandowski, Marc-André ter Stegen e Gavi, estes lesionados.