A equipe da casa está atualmente na 1ª colocação, com 60 pontos conquistados, depois de 20 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Na penúltima partida, ganhou fora para o Atlético Madrid por (2‑4). Na última partida, ganhou em casa para o Osasuna por (3‑0). Esta é uma equipe que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos registra 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota como visitante; contra 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas em seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa pelo campeonato, o Barcelona registra 7 vitórias e 3 derrotas, tendo conquistado 21 pontos em 30 possíveis.
Nesta competição, registra uma sequência de 5 vitórias nas últimas partidas em casa. Seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um gol nos últimos 10 jogos nesta competição. En suas partidas em casa pela competição existe uma tendência para gols, já que 9 em 13 terminaram com Mais de 2.5 gols no marcador. Esta é uma equipe que marca muitas vezes primeiro: abriu o placar em 21 de seus últimos 28 jogos pela La Liga, desses 21 chegou ao Intervalo em vantagem em 14 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 17. Em 28 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 7 vezes mas conseguiu virar o placar em 3. Nos últimos 13 jogos em casa nesta competição existem 1 períodos em destaque: marcou 13 de seus 36 gols entre os minutos (16’‑30′).
A equipe do Barcelona entra nesta partida depois de uma vitória, por 3-0, na recepção ao Osasuna: os gols da equipe foram carimbados por Ferran Torres, Dani Olmo e Robert Lewandowski. O time da casa costuma atuar num 4-3-3, privilegiando um estilo de jogo equilibrado e compacto, com uma defesa sólida e ataques rápidos pelos flancos. As três setas apontadas à baliza do “inimigo” serão Robert Lewandowski, Lamine Yamal e Raphinha, sendo que o jogador responsável por organizar o jogo da sua equipe é o meia Pedri. De fora deste jogo estão Andreas Christensen, Dani Olmo, Marc Bernal, Marc Casadó e Marc-André ter Stegen, todos lesionados.