A equipe da casa está atualmente na 5ª colocação, com 14 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Na penúltima partida, ganhou em casa para o FC Union Berlin por (2‑0). Na última partida, ganhou fora para o FSV Mainz 05 por (3‑4). Esta é uma equipe que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos registra 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas em seu estádio. A equipe chega neste encontro depois de uma derrota em casa com o Paris Saint Germain por (2‑7). Pelo campeonato, o Bayer Leverkusen conquistou 7 pontos em 12 possíveis, depois de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 4 jogos que disputou em seu estádio.
Nesta competição, não perdeu nenhum dos últimos 6 jogos que disputou. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 6 dos últimos 7 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um gol em cada um dos últimos 7 jogos nesta competição. Em 15 jogos, nunca conseguiu virar o placar nos 4 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Bayer Leverkusen entra nesta partida com uma pesada derrota, por 2-7, na recepção ao PSG, em jogo válido para a Liga dos Campeões. Na última partida nesta Bundesliga, os mandantes venceram o Mainz 05 por 3-4. O time da casa costuma atuar num 3-4-3, onde aproveita, com frequência, a profundidade que os defesas laterais proporcionam à sua equipe. Neste desenho, os três homens que vão ocupar uma zona mais adiantada são Christian Kofane, Ernest Poku e Jonas Hofmann. Vale salientar que o jogador que vai ter a tarefa de organizar o jogo ofensivo da sua equipe é o meia Aleix García. De fora deste jogo estão Lucas Vázquez, Patrik Schick, Nathan Tella, Jarell Quansah, Malik Tillman, Axel Tape e Exequiel Palacios, todos com problemas físicos.