A equipe visitante chega nesta fase da DFB Pokal (Semifinais) depois de ter disputado eliminatórias anteriores com: FC Köln, FC Bayern de Munique, Elversberg e Carl Zeiss Jena. Esta é uma equipe pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas como visitante, com um total de 25 gols marcados e 22 sofridos. Já dentro de casa, conquistou 12 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, com um total de 35 gols marcados e 13 sofridos. A equipe chega nesta partida depois de uma vitória em casa com o VfL Bochum 1848 por (3‑1). Nas últimas 10 partidas disputadas fora em todas as competições, o Bayer Leverkusen ganhou 6, empatou 2 e perdeu 2.
Nesta competição, ganhou os últimos 4 jogos que disputou. A defesa tem estado em bom plano e apenas sofreu gols em 1 dos últimos 4 jogos, e seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um gol nos últimos 4 jogos nesta competição. Em 15 jogos, conseguiu dar a volta no placar em 2 dos 5 jogos em que sofreu o primeiro gol.
A equipe do Bayer 04 Bayer Leverkusen entra nesta atuação depois de um triunfo, por 3-1. na recepção ao Bochum, a valer para a Bundesliga. Vale salientar que os visitantes chegam a esta fase da DFB Pokal depois de eliminarem o Colónia na rodada anterior. O time visitante deverá atuar num sistema tático em 3-5-2. com o objetivo de tentar aproveitar os contra ataques. Neste desenho, os dois homens que vão desempenhar um papel mais ofensivo deverão ser Victor Boniface e Patrik Schick. No momento de atacar, a equipe costuma privilegiar o flanco esquerdo, onde Alejandro Grimaldo se destaca pela sua velocidade. De fora deste jogo estão Nathan Tella, Martin Terrier, Edmond Tapsoba, Florian Wirtz, Mario Hermoso e Jeanuël Belocian, todos lesionados.