A equipe visitante está atualmente na 6ª colocação, com 21 pontos conquistados, depois de 6 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Na penúltima partida, ganhou em casa para o Gil Vicente por (4‑0). Na última partida, perdeu fora para o Benfica por (1‑0). Esta é uma equipe que mantém o rendimento quando joga fora de seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas como visitante; contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota em seu estádio. A equipe chega nesta partida depois de uma vitória fora com o St. Gallen por (1‑4). No campeonato, o Vitória de Guimarães conquistou 8 pontos em 21 possíveis, depois de 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas nos últimos 7 jogos que disputou como visitante.
Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 4 jogos fora do seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu gols em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou gols em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 13 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 5 vezes e nunca conseguiu virar o placar. Existem 1 períodos em destaque nas últimas 20 partidas disputadas como visitante para todas as competições: sofreu 9 de seus 22 gols entre os minutos (31’‑45′).
A equipe do Vitória SC poderá chegar a este duelo, com o Rio Ave, mais cansada, pois jogou a meio da semana, para a Liga Conferência. Mas, certamente que vem ainda com mais confiança, depois do “gordo” triunfo de (1-4), que praticamente garante o apuramento da equipe nessa competição. Na Liga Portugal, a equipe de Rui Borges também tem sido muito competente, mas teve um calendário difícil, nos últimos jogos. Perdeu com o Benfica, no Estádio da Luz, por (1-0), e tinha perdido na partida fora de casa anterior, no difícil reduto do Santa Clara. Sem vencer qualquer das últimas 4 partidas fora de casa, é tempo do Vitória de Vitória de Guimarães tentar inverter essa situação no estádio do Rio Ave.