A equipe visitante está atualmente na 19ª colocação, com 10 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 4 empates e 9 derrotas. Na penúltima partida, perdeu fora para o Once Caldas por (3‑0). Na última partida, ganhou em casa para o América de Cali por (2‑0). Esta é uma equipe mais forte quando joga em seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 5 empates e 10 derrotas como visitante; contra 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas em seu estádio. Nos últimos 7 jogos fora pelo campeonato o Equidad regista 2 empates e 5 derrotas, tendo conquistado 2 pontos em 21 possíveis.
Para esta competição, regista uma sequência de 4 derrotas nos últimos jogos como visitante e não ganhou nenhum dos últimos 7 jogos fora do seu estádio. Nos seus jogos para a liga como visitante o resultado mais frequente ao Intervalo foi o 1‑0 (3 em 7 jogos). A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu gols em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipe que marca poucas vezes primeiro: apenas abriu o placar em 2 dos seus últimos 15 jogos para a Primera División, desses 2 chegou ao Intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em 1. Em 15 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 10 vezes e apenas conseguiu 1 virada no placar.
Apesar da vitória recente sobre o América, são baixas as perspectivas do La Equidad em relação à classificação para a fase quadrangular. A equipe ficou devendo uma maior regularidade nesta primeira fase do Apertura, mas sabe da importância de, agora, manter a seriedade dentro de campo. Focando em mais uma atuação com erros mínimos, chega a esta rodada da competição com chances de surpreender um Tolima que chega abalado após a derrota para o Envigado.