A equipe da casa chega nesta fase da Coppa Italia (Semifinais) depois de ter disputado eliminatórias anteriores com: Juventus, Fiorentina, Torino e Catanzaro. A equipe chega neste encontro depois de um empate fora com o Como por (1‑1). o Empoli ganhou 1. empatou 2 e perdeu 7 de seus últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições.
Nesta competição, não perde há 4 partidas. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um gol em cada um dos últimos 4 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um gol em cada um dos últimos 4 jogos nesta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos gols, já que 10 de seus últimos 23 jogos terminaram com Menos de 1.5 gols e 15 em 23 terminaram com Menos de 2.5 gols. Em 15 jogos, sofreu o primeiro gol 10 vezes e nunca conseguiu virar o placar. Nos últimos 19 jogos em casa em todas as competições existem 1 períodos em destaque: marcou 5 de seus 11 gols entre os minutos (46’‑60′).
O Empoli entra nesta rodada depois de um empate, em 1-1. na viagem ao estádio do Como, válido para a Serie A. Vale salientar que os mandantes chegam a esta fase da Taça da Itália depois de eliminarem a Juventus na rodada anterior. O time da casa costuma atuar num 3-4-3, onde as três peças mais avançadas são Sebastiano Esposito, Christian Kouamé e Liberato Cacace. Quando investe no processo ofensivo, normalmente, faz através do corredor lateral direito, aproveitando a profundidade oferecida por Emmanuel Gyasi. De fora deste jogo estão Liam Henderson, Nicolas Haas, Youssef Maleh, Szymon Żurkowski, Ardian Ismajli, Saba Sazonov e Pietro Pellegri, todos com problemas físicos.