A equipe da casa está atualmente na 19ª colocação, com 24 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. Na penúltima partida, empatou em casa para o Cagliari por (0‑0). Na última partida, perdeu fora para o Napoli por (3‑0). Esta é uma equipe que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos registra 1 vitória, 7 empates e 7 derrotas como visitante; contra 1 vitória, 5 empates e 9 derrotas em seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa pelo campeonato, o Empoli registra 1 vitória, 3 empates e 6 derrotas, tendo conquistado 6 pontos em 30 possíveis.
Nesta competição, não ganhou nenhum dos últimos 9 jogos em seu estádio. Nas partidas disputados em seu estádio no campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45′ foi o 0‑0, que se verificou em 10 de seus 15 jogos. A equipe permitiu gols a seu oponente em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, e seu ataque necesita de melhorar, pois não conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos nesta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos gols, já que 11 de seus últimos 15 jogos pela competição terminaram com Menos de 2.5 gols. Em 32 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 16 vezes e nunca conseguiu virar o placar.
O Empoli chega a este confronto após uma derrota, por 3-0, na viagem ao estádio do Napoli. A equipe da casa adota um sistema tático 3-4-3, com um estilo de jogo equilibrado, que combina solidez defensiva e transições rápidas para o ataque. No setor ofensivo, os principais jogadores são Sebastiano Esposito, Liberato Cacace e Jacopo Fazzini. Quando avança para o ataque, a equipe foca-se no flanco direito, aproveitando as subidas ofensivas do lateral Emmanuel Gyasi. De fora deste jogo estão Nicolas Haas, Christian Kouamé, Ola Solbakken, Ardian Ismajli, Saba Sazonov, Pietro Pellegri, Szymon Żurkowski e Youssef Maleh, todos lesionados.