A equipe visitante está atualmente na 2ª colocação, com 59 pontos conquistados, depois de 17 vitórias, 8 empates e 2 derrotas. Na penúltima partida, ganhou fora para o VfB Stuttgart por (3‑4). Na última partida, ganhou em casa para o VfL Bochum 1848 por (3‑1). Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas como visitante, com um total de 25 gols marcados e 23 sofridos. Já dentro de casa, conquistou 12 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, com um total de 35 gols marcados e 13 sofridos. A equipe chega nesta partida depois de uma derrota fora com o DSC Arminia Bielefeld por (2‑1).
Para esta competição, não perde como visitante faz 13 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu gols em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou gols em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver gols, já que 12 dos seus últimos 13 jogos pela competição terminaram com Mais de 1.5 gols. Em 27 jogos nesta competição, conseguiu dar a volta no placar em 4 dos 5 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Bayer Bayer Leverkusen entra nesta partida depois de uma derrota, por 2-1. na viagem ao estádio do Bielefeld, em jogo válido para a Taça da Alemanha. Na última rodada nesta Bundesliga, os visitantes venceram o Bochum por 3-1. A equipe orientada por Xabi Alonso costuma atuar num sistema tático em 3-5-2. onde os dois jogadores que ocupam a linha mais avançada são Victor Boniface e Patrik Schick. Quando investe no processo ofensivo, normalmente, faz através do corredor esquerdo, aproveitando a profundidade oferecida pelo lateral Alejandro Grimaldo. De fora deste jogo estão Martin Terrier, Edmond Tapsoba, Florian Wirtz, Mario Hermoso e Jeanuël Belocian, todos com problemas físicos.