A equipe da casa está atualmente na 10ª colocação, com 15 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Na penúltima partida, perdeu em casa para o Eintracht Frankfurt por (3‑4). Na última partida, empatou fora para o Werder Werder Bremen por (1‑1). Esta é uma equipe pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nas últimas 30 partidas registra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas como visitante, com 16 gols marcados e 20 sofridos, contra 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas em casa, com 28 gols marcados e 20 sofridos. Pelo campeonato, o Köln conquistou 7 pontos em 15 possíveis, depois de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou em seu estádio. A equipe permitiu gols a seu oponente em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos nesta competição. Em 12 jogos na competição, nunca conseguiu virar o placar nos 5 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Colónia chega a este confronto após uma igualdade, em 1-1. na viagem ao estádio do Werder Bremen, somando desta forma o terceiro encontro seguido sem vencer nesta Bundesliga: o único gol da equipe foi assinado por Said El Mala. A equipe da casa adota frequentemente o sistema tático 3-4-3, com Jakub Kamiński, Florian Kainz e Marius Bülter a liderarem o ataque. No processo ofensivo, a equipe da casa tende a explorar principalmente o flanco direito, aproveitando a profundidade do lateral Jan Thielmann para criar situações perigosas na defesa adversária. De fora deste jogo estão Dominique Heintz, Timo Hübers, Joël Schmied, Luca Kilian, Ragnar Ache e Malek El Mala, todos lesionados.
Escalação confirmada: Marvin Schwäbe, Rav van den Berg, Cenk Özkacar, Kristoffer Lund, Sebastian Sebulonsen, Eric Martel, Denis Huseinbasic, Jakub Kamiński, Jan Thielmann, Said El Mala, Marius Bülter.
Técnico: S. Baumgart.