Depois de 5 vitórias e 4 derrotas, a equipe da casa está na 7ª posição, tendo conquistado 15 pontos. Na última partida, perdeu com o Brentford fora por (3‑2), depois de no jogo anterior ter perdido em casa, num jogo contra o Manchester United, por (1‑2). Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga diante de seus torcedores, já que nas últimas 30 partidas registra 7 vitórias, 1 empate e 7 derrotas como visitante, com 27 gols marcados e 23 sofridos, contra 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas em casa, com 36 gols marcados e 25 sofridos. A equipe chega neste encontro depois de uma derrota em casa com o Crystal Palace por (0‑3). Pelo campeonato, o Liverpool conquistou 9 pontos em 12 possíveis, depois de 3 vitórias e 1 derrota nos últimos 4 jogos que disputou em seu estádio.
Nesta competição, perdeu os últimos 4 jogos que disputou. A equipe permitiu gols a seu oponente em 7 dos últimos 9 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um gol nos últimos 9 jogos nesta competição. En seus jogos em casa há uma tendência para gols, já que 27 de seus últimos 35 jogos terminaram com Mais de 2.5 gols. Em 9 jogos na competição, nunca conseguiu virar o placar nos 4 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Liverpool entra neste embate depois de uma derrota, por 0-3, na recepção ao Crystal Palace, em jogo válido para a EFL Cup. Na última partida nesta Premier League, os mandantes perderam frente ao Brentford por 3-2. O time da casa costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas. Neste desenho, os três jogadores mais avançados são Cody Gakpo, Hugo Ekitiké e Mohamed Salah. De fora deste jogo estão Alexander Isak, Ryan Gravenberch, Jeremie Frimpong, Stefan Bajcetic, Alisson e Giovanni Leoni, todos com problemas físicos.