A equipe da casa está atualmente na 18ª colocação, com 6 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 3 empates e 8 derrotas. Na penúltima partida, empatou em casa para o TSG Hoffenheim por (1‑1). Na última partida, perdeu fora para o SC Freiburg por (4‑0). Esta é uma equipe que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nas últimas 30 partidas registra 6 vitórias, 1 empate e 8 derrotas como visitante, com 21 gols marcados e 23 sofridos, contra 3 vitórias, 7 empates e 5 derrotas em casa, com 20 gols marcados e 22 sofridos. Nos últimos 6 jogos em casa pelo campeonato, o Mainz 05 registra 2 empates e 4 derrotas, tendo conquistado 2 pontos em 18 possíveis.
Nesta competição, não ganha em seu estádio há 6 partidas. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um gol em cada um dos últimos 10 jogos nesta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos gols, já que 13 de seus últimos 20 jogos terminaram com Menos de 2.5 gols. Esta é uma equipe que marca poucas vezes primeiro: apenas abriu o placar em 3 de seus últimos 12 jogos pela Bundesliga, desses 3 chegou ao Intervalo em vantagem em 2 e ganhou no final dos 90’ em 1. Em 12 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 9 vezes e nunca conseguiu virar o placar.
O Mainz 05 chega a este confronto após uma derrota, por 4-0, na viagem ao estádio do Freiburg, registando desta forma o oitavo encontro seguido sem vencer nesta Bundesliga. O time orientado por Bo Henriksen deverá apresentar-se num sistema tático de 3-4-3, com Armindo Sieb, Arnaud Nordin e Benedict Hollerbach a liderarem a frente de ataque. O corredor esquerdo assume especial relevância no processo ofensivo, com as subidas do lateral Phillipp Mwene a oferecerem profundidade e soluções na construção ofensiva. De jogo estão Paul Nebel e Dominik Kohr, suspensos, bem como Robin Zentner, Maxim Leitsch, Maxim Dal e Anthony Caci, estes lesionados.
Escalação confirmada: Lasse Rieß, Danny da Costa, Phillipp Mwene, Stefan Bell, Andreas Hanche-Olsen, Silvan Widmer , Kaishu Sano, Nadiem Amiri , Jae-sung Lee, Nelson Weiper, Benedict Hollerbach.
Técnico: B. Henriksen.