Depois de 13 vitórias, 7 empates e 9 derrotas, a equipe da casa está na 5ª posição, tendo conquistado 46 pontos. Na última partida, perdeu com o TSG Hoffenheim fora por (2‑0), depois de no jogo anterior ter empatado em casa, num jogo contra o Holstein Kiel Kiel, por (1‑1). Esta é uma equipe pouco afetada pelo fator casa, isto é, conquista praticamente os mesmos pontos em casa e fora, já que conquistou 23 pontos no seu estádio, com 19 gols marcados e 13 sofridos, contra 23 pontos fora, onde marcou 27 gols e sofreu 21.
Nesta competição, não perdeu nenhum dos últimos 10 jogos em seu estádio. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, pois marcou gols em 7 dos últimos 10 jogos nesta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos gols, já que 10 de seus últimos 14 jogos pela competição terminaram com Menos de 2.5 gols. Em 29 jogos nesta competição, apenas conseguiu 1 virada no placar nos 10 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Mainz 05 entra nesta atuação depois de uma derrota, por 2-0, na viagem ao estádio do Hoffenheim. O time sob o comando de Bo Henriksen costuma atuar num desenho tático em 3-4-3, onde os três homens mais avançados são Nikolas Veratschnig, Nelson Weiper e Arnaud Nordin. Quando investe no processo de ataque, por norma, faz através da linha direita, aproveitando a profundidade oferecida pelo lateral Anthony Caci. De fora deste jogo está Paul Nebel, suspenso, bem como Stefan Bell e Maxim Dal, estes com problemas físicos.