Depois de 6 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, a equipe da casa está na 12ª posição, tendo conquistado 22 pontos. Na última partida, perdeu com o Sunderland fora por (1‑0), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Burnley, por (2‑1). Esta é uma equipe mais forte quando joga em seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 1 empate e 4 derrotas em seu estádio. A equipe chega neste encontro depois de uma vitória em casa com o Fulham por (2‑1). Pelo campeonato, o Newcastle conquistou 16 pontos em 24 possíveis, depois de 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas nos últimos 8 jogos que disputou em seu estádio.
Nesta competição, não perdeu nenhum dos últimos 5 jogos em seu estádio. Nas partidas que disputou em seu estádio alguns resultados se repetiram com mais frequência: ao Intervalo 0‑0 (3 em 8 jogos) e 1‑0 (3 em 8 jogos) e no final dos 90′ 2‑1 (3 em 8 jogos). A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 9 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, pois marcou gols em 9 dos últimos 10 jogos nesta competição. En suas partidas em casa pela competição existe uma tendência para gols, já que 6 em 8 terminaram com Mais de 2.5 gols no marcador. Nos últimos 20 jogos em casa em todas as competições existem 1 períodos em destaque: sofreu 8 de seus 19 gols entre os minutos (76’‑90′).
O Newcastle United entra nesta partida com uma vitória, por 2-1. na recepção ao Fulham, em jogo válido para a EFL Cup. Na última partida nesta Premier League, os mandantes perderam frente ao Sunderland por 1-0. Habitualmente a alinhar num sistema tático 4-3-3, o time orientado por Eddie Howe deposita as esperanças ofensivas no trio composto por Anthony Elanga, Anthony Gordon e Nick Woltemade. O flanco direito é, regra geral, a principal via de ataque, com Valentino Livramento a surgir como uma seta apontada à área adversária, graças à profundidade e aceleração que oferece no último terço. De fora deste jogo estão Sven Botman, Kieran Trippier, Emil Krafth e Dan Burn, todos com problemas físicos.
Escalação confirmada: Aaron Ramsdale, Tino Livramento , Lewis Hall, Fabian Schär, Malick Thiaw, Lewis Miley, Bruno Vitória de Guimarães, Sandro Tonali, Anthony Gordon, Anthony Elanga, Nick Woltemade.
Técnico: E. Howe.