Depois de 4 vitórias, 6 empates e 7 derrotas, a equipe da casa está na 15ª posição, tendo conquistado 18 pontos. Na última partida, perdeu com o Elche fora por (4‑0), depois de no jogo anterior ter empatado em casa, num jogo contra o Real Betis, por (0‑0). Esta é uma equipe mais forte quando joga em seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 8 empates e 1 derrota em seu estádio. Pelo campeonato, o Rayo Vallecano conquistou 8 pontos em 21 possíveis, depois de 1 vitória, 5 empates e 1 derrota nos últimos 7 jogos que disputou em seu estádio.
Nesta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos em seu estádio. En seus jogos em casa há alguns marcadores frequentes: ao Intervalo 0‑0 (5 em 7 jogos) e no final do jogo 1‑1 (3 em 7 jogos). Nas suas partidas em casa existe uma tendência para poucos gols, já que em 14 das últimas 22 que disputou houve menos de 3 gols. Em 17 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 9 vezes e nunca conseguiu virar o placar.
O Rayo Rayo Vallecano entra nesta partida depois de uma derrota, por 4-0, na viagem ao estádio do Elche, somando desta forma o sétimo encontro seguido sem vencer nesta competição. O time da casa costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas. Neste esquema, os três jogadores responsáveis por lançar o pânico na defesa adversária são Álvaro García, Sergio Camello e Isi Palazón. Quando parte para o ataque, a equipe tende a explorar principalmente o flanco direito, aproveitando as subidas do lateral Unai López. Todos os atletas estão disponíveis para este jogo.