A equipe da casa está atualmente na 8ª colocação, com 11 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. Na penúltima partida, ganhou em casa para o Tondela por (3‑0). Na última partida, ganhou fora para o Estrela Amadora por (1‑2). Esta é uma equipe mais forte quando joga em seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante; contra 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas em seu estádio. Pelo campeonato, o Rio Ave conquistou 5 pontos em 12 possíveis, depois de 1 vitória, 2 empates e 1 derrota nos últimos 4 jogos que disputou em seu estádio. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 7 dos últimos 9 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, pois marcou gols em 7 dos últimos 9 jogos nesta competição. En seus jogos em casa há uma tendência para gols, já que 13 de seus últimos 19 jogos terminaram com Mais de 2.5 gols. Em 9 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 5 vezes e apenas conseguiu 1 virada no placar.
O Rio Ave está em clara ascensão, depois de 4 jogos, sem consentir qualquer derrota, e somando, por vitórias, as últimas duas partidas. Já se sabia que era um treinador novo, que chegava ao futebol português, pela primeira vez, e com plantel, maioritariamente novo, e como tal havia necessidade de tempo. As coisas começam a compor-se, e atualmente, o Rio Ave é uma equipe bem mais próxima do nível que todos esperam. Chega a este embate, com o Estoril, depois de um triunfo no estádio do Estrela, por (1-2). Agora, somente a vitória importa, para que os vilacondenses consigam manter a sua recuperação.
Escalação confirmada: Cezary Miszta, Jonathan Panzo, Jakub Brabec, Marios Vrousai, Nikolaos Athanasiou, Francisco Petrasso, Andreas Ntoi, Brandon Aguilera, Clayton, Dario Spikic, André Luiz.
Técnico: P. Fernandes da Silva Cunha.