A equipe da casa está atualmente na 20ª colocação, com 10 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 4 empates e 25 derrotas. Na penúltima partida, empatou em casa para o Crystal Palace por (1‑1). Na última partida, perdeu fora para o Tottenham Hotspur por (3‑1). Esta é uma equipe mais forte quando joga em seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 1 vitória, 3 empates e 11 derrotas como visitante; contra 3 vitórias, 1 empate e 11 derrotas em seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa pelo campeonato, o Southampton registra 1 empate e 9 derrotas, tendo conquistado 1 ponto em 30 possíveis.
Nesta competição, não ganhou nenhum dos últimos 10 jogos em seu estádio. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um gol em cada um dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, pois marcou gols em 8 dos últimos 10 jogos nesta competição. En suas partidas em casa pela competição existe uma tendência para gols, já que 10 em 15 terminaram com Mais de 2.5 gols no marcador. Em 31 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 20 vezes e nunca conseguiu virar o placar. Nos últimos 15 jogos em casa nesta competição existem 1 períodos em destaque: marcou 4 de seus 11 gols entre os minutos (0’‑15′).
O Southampton entra nesta partida desmotivado após uma derrota, por 3-1. na viagem ao estádio do Tottenham: o único gol da partida foi carimbado por Mateus Fernandes. O time da casa tende a alinhar num esquema tático 4-3-3, com Kamaldeen Sulemana, Tyler Dibling e Cameron Archer a assumirem a frente de ataque. No momento de avançar no estádio, a equipe costuma explorar o flanco direito, tirando partido da projeção ofensiva do lateral Kyle Walker-Peters. De fora deste jogo está Lesley Ugochukwu devido a suspensão.