Depois de 2 vitórias, 3 empates e 24 derrotas, a equipe da casa está na 20ª posição, tendo conquistado 9 pontos. Na última partida, perdeu com o Wolverhampton Wanderers em casa por (1‑2), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Liverpool, por (3‑1). Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga diante de seus torcedores, já que nas últimas 30 partidas registra 1 vitória, 3 empates e 11 derrotas como visitante, com 12 gols marcados e 31 sofridos, contra 3 vitórias e 12 derrotas em casa, com 16 gols marcados e 39 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa pelo campeonato, o Southampton registra 1 vitória e 9 derrotas, tendo conquistado 3 pontos em 30 possíveis.
Nesta competição, perdeu os últimos 9 jogos que disputou en seu estádio. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um gol em cada um dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, pois marcou gols em 7 dos últimos 10 jogos nesta competição. En suas partidas em casa pela competição existe uma tendência para gols, já que 10 em 14 terminaram com Mais de 2.5 gols no marcador. Em 29 jogos na competição, nunca conseguiu virar o placar nos 19 jogos em que sofreu o primeiro gol. Nos últimos 14 jogos em casa nesta competição existem 1 períodos em destaque: marcou 4 de seus 10 gols entre os minutos (0’‑15′).
O Southampton entra neste jogo com uma derrota, por 1-2. na recepção ao Wolverhampton Wanderers, somando desta forma a quinta derrota consecutiva nesta Premier League: o único gol da equipe foi assinado por Paul Onuachu. O clube mandante costuma alinhar num sistema tático de 3-4-3, com Kamaldeen Sulemana, Paul Onuachu e Tyler Dibling a comandar o ataque. Vale destacar que o motor ofensivo da equipe é o meia Mateus Fernandes, que é responsável por organizar e conduzir as jogadas de ataque. De fora deste jogo estão Ryan Fraser, Ross Stewart, Juan Larios, James Bree e Will Smallbone, todos lesionados.