A equipe da casa está atualmente na 2ª colocação, com 32 pontos conquistados, depois de 10 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Na penúltima partida, ganhou em casa para o Estrela Amadora por (4‑0). Na última partida, empatou fora para o Benfica por (1‑1). Esta é uma equipe pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nas últimas 30 partidas registra 8 vitórias, 5 empates e 2 derrotas como visitante, com 29 gols marcados e 15 sofridos, contra 12 vitórias, 1 empate e 2 derrotas em casa, com 38 gols marcados e 7 sofridos. A equipe chega neste encontro depois de uma derrota fora com o FC Bayern de Munique por (3‑1). Pelo campeonato, o Sporting CP conquistou 13 pontos em 18 possíveis, depois de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 6 jogos que disputou em seu estádio.
Nesta competição, não perdeu nenhum dos últimos 9 jogos que disputou. Seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um gol nos últimos 10 jogos nesta competição. Em 13 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 4 vezes mas conseguiu virar o placar em 3. Existem 1 períodos em destaque nas últimas 20 partidas disputadas em casa em todas as competições: sofreu 4 de seus 11 gols entre os minutos (76’‑90′).
A equipe do Sporting continua a ver “fugir” o FC Porto, e já são 5 pontos de distância para os dragões. Os leões têm sido uma equipe marcada por uma enorme consistência, vencendo a grande parte dos seus encontros, mas que tem faltado impor-se nos jogos de maior grau de dificuldade. Foi assim no jogo da Supertaça, diante do Benfica, foi assim com o FC Porto, equipe com quem sofreu a única derrota, nesta Liga Portugal, e há ainda outros encontros, em que a equipe leonina não esteve à altura, como com o Sporting Braga, e até na Liga dos Campeões. Mas, o AFS não é uma dessas equipes muito exigentes, e os leões terão que aproveitar este encontro, não apenas para somar os 3 pontos, mas também esperar por um potencial deslize da equipe do FC Porto.