Depois de 20 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, a equipe da casa está na 1ª posição, tendo conquistado 65 pontos. Na última partida, ganhou ao Estrela Amadora fora por (0‑3), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Famalicão, por (3‑1). A equipe chega neste encontro depois de uma vitória em casa com o Rio Ave por (2‑0). Pelo campeonato, o Sporting CP conquistou 25 pontos em 30 possíveis, depois de 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 10 jogos que disputou em seu estádio.
Nesta competição, não perdeu nenhum dos últimos 7 jogos em seu estádio. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um gol em cada um dos últimos 10 jogos nesta competição. Esta é uma equipe que marca muitas vezes primeiro: abriu o placar em 23 de seus últimos 27 jogos pela Primeira Liga, desses 23 chegou ao Intervalo em vantagem em 17 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 19. Existem 1 períodos em destaque nas últimas 13 partidas disputadas em casa nesta competição: sofreu 6 de seus 10 gols entre os minutos (31’‑45′).
A equipe do Sporting está, novamente, a atravessar um exceLens momento de forma. Desde a vitória, com o Estoril, por (3-1) que os leões só conhecem o sabor da vitória, e vão 5 jogos consecutivos, 4 para o campeonato e 1 para a Taça de Portugal, que foi precisamente o último, com triunfo sobre o Rio Ave, por (2-0). Aliás, esse foi o 2.º jogo, consecutivo, sem consentir qualquer gol ao seu adversário, o que mostra bem a confiança com que a equipe sob às ordens de Rui Borges, se exibe. Em igualdade pontual, com o Benfica, os leões sabem que todo e qualquer ponto perdido poderá pesar muito nas contas finais. Além disso, esta rodada poderá ser especial, para a equipe de Alvalade, já que o Benfica tem uma visita difícil, ao estádio do FC Porto.