A equipe da casa está atualmente na 14ª colocação, com 7 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. Na penúltima partida, perdeu em casa para o TSG Hoffenheim por (0‑3). Na última partida, perdeu fora para o Eintracht Frankfurt por (2‑0). Esta é uma equipe pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nas últimas 30 partidas registra 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas como visitante, com 19 gols marcados e 17 sofridos, contra 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas em casa, com 14 gols marcados e 20 sofridos. A equipe chega neste encontro depois de uma vitória em casa com o TSG Hoffenheim por (8‑7), no desempate através de penalidades. Pelo campeonato, o St. Pauli conquistou 4 pontos em 12 possíveis, depois de 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas nos últimos 4 jogos que disputou em seu estádio.
Nesta competição, perdeu os últimos 5 jogos que disputou. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 7 dos últimos 8 jogos nesta competição. Esta é uma equipe que tem apresentado dificuldades em abrir o placar e que só conseguiu fazer o primeiro gol uma vez nos últimos 8 jogos pela Bundesliga. Em 8 jogos nesta competição, apenas conseguiu 1 virada no placar nos 7 jogos em que sofreu o primeiro gol. Existem 1 períodos em destaque nas últimas 18 partidas disputadas em casa em todas as competições: marcou 7 de seus 17 gols entre os minutos (76’‑90′).
O St. Pauli entra nesta partida motivado depois de ter afastado o Hoffenheim, da DFB Pokal, com recurso às grandes penalidades. O time da casa costuma atuar num sistema tático em 5-2-3, privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas. Neste desenho, os três jogadores que têm como missão a ocupação de zonas mais adiantadas são Martijn Kaars, Andréas Hountondji e Mathias Pereira Lage. Ao que tudo indica, o técnico Alexander Blessin não vai poder contar com Ricky-Jade Jones e David Nemeth por se encontrarem, nesta fase, entregues ao departamento médico.