Depois de 7 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, a equipe da casa está na 6ª posição, tendo conquistado 22 pontos. Na última partida, perdeu com o Hamburger SV fora por (2‑1), depois de no jogo anterior ter empatado fora, num jogo contra o Borussia Borussia Dortmund, por (3‑3). No último jogo que disputou, para a DFB Pokal, ganhou ao VfL Bochum 1848 fora por (0‑2).
Nesta competição, ganhou os últimos 5 jogos que disputou en seu estádio. A equipe permitiu gols a seu oponente em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um gol nos últimos 10 jogos nesta competição. Em 12 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 7 vezes mas conseguiu virar o placar em 3. Existem 1 períodos em destaque nas últimas 20 partidas disputadas em casa em todas as competições: sofreu 10 de seus 26 gols entre os minutos (76’‑90′).
O Stuttgart entra nesta partida depois de uma vitória, por 0-2. na viagem ao estádio do Bochum, em jogo válido para a Taça da Alemanha. Na última partida nesta Bundesliga, os mandantes perderam frente ao Hamburgo por 2-1. A equipe da casa costuma atuar num sistema tático em 3-4-3, privilegiando um estilo de jogo mais rápido. Neste desenho, os três principais jogadores responsáveis por desequilibrar na zona ofensiva são Bilal El Khannouss, Deniz Undav e Badredine Bouanani. O meia Angelo Stiller é o cérebro da equipe, sendo o jogador encarregue de ditar o ritmo das jogadas e lançar as investidas ofensivas da equipe da casa. De fora deste jogo estão Ermedin Demirovic, Yannik Keitel, Dan-Axel Zagadou, Stefan Drljaca, Luca Jaquez e Justin Diehl, todos com problemas físicos.
Escalação confirmada: Alexander Nübel, Maximilian Mittelstädt, Lorenz Assignon, Ramon Hendriks, Jeff Chabot, Finn Jeltsch , Angelo Stiller, Bilal El Khannouss, Chema Andrés, Deniz Undav, Jamie Leweling.
Técnico: S. Hoeneß.