Até chegar nesta fase da DFB Pokal (Semifinais), a equipe da casa teve de eliminar: FC Augsburg, Jahn Regensburg, Kaiserslautern e Preußen Münster. Esta é uma equipe que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos registra 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 1 empate e 8 derrotas em seu estádio. No último jogo que disputou, para a Bundesliga, perdeu com o Eintracht Frankfurt fora por (1‑0). Nos últimos 10 jogos em casa o Stuttgart registra 3 vitórias, 1 empate e 6 derrotas.
Nesta competição, registra uma sequência de 4 vitórias nas últimas partidas. A defesa tem estado em bom plano e apenas sofreu gols em 1 dos últimos 4 jogos, e seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um gol nos últimos 4 jogos nesta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver gols, já que 25 de seus últimos 27 jogos terminaram com Mais de 1.5 gols e 20 em 27 terminaram com Mais de 2.5 gols. Em 15 jogos, sofreu o primeiro gol 5 vezes e apenas conseguiu 1 virada no placar.
O Stuttgart chega a este encontro após uma derrota, por 1-0, na visita ao estádio do Eintracht Frankfurt, em jogo válido para a Bundesliga. Importa referir que a equipe da casa garantiu a presença nesta fase da DFB Pokal ao deixar pelo caminho o Augsburg na eliminatória anterior. O time da casa costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas. Neste esquema, os três jogadores responsáveis por lançar o pânico na defesa adversária são Chris Führich, Jamie Leweling e Ermedin Demirovic. De fora deste jogo estão Dan-Axel Zagadou, Nikolas Nartey, Justin Diehl, Luca Raimund e Anrie Chase, todos com problemas físicos.