A equipe da casa conseguiu o acesso a esta fase decisiva da Liga MX (Apertura, Final), depois da 2ª posição alcançada na fase anterior, na qual conquistou um total de 36 pontos. Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga diante de seus torcedores, já que nas últimas 30 partidas registra 4 vitórias, 8 empates e 3 derrotas como visitante, com 14 gols marcados e 16 sofridos, contra 8 vitórias, 6 empates e 1 derrota em casa, com 34 gols marcados e 14 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa pelo campeonato, o Tigres registra 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota, tendo conquistado 21 pontos em 30 possíveis.
Nesta competição, não perdeu nenhum dos últimos 8 jogos em seu estádio. Nas partidas disputados em seu estádio no campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45′ foi o 0‑0, que se verificou em 4 de seus 11 jogos. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, pois marcou gols em 9 dos últimos 10 jogos nesta competição. Em 21 jogos nesta competição, conseguiu virar o placar em 3 dos 7 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Tigres chega para o jogo de ida da final buscando aproveitar o fator casa e impor um ritmo forte desde os primeiros minutos. A equipe tende a explorar bem suas jogadas ofensivas, buscando criar espaços e manter pressão constante sobre a defesa adversária. Com boa capacidade de construção no ataque, o Tigres deve tentar sair na frente para levar vantagem para o confronto de volta.