Depois de 11 vitórias, 2 empates e 1 derrota, a equipe visitante está na 2ª posição, tendo conquistado 35 pontos. Na última partida, ganhou ao AVS em casa por (6‑0), depois de na partida anterior ter empatado fora, num jogo contra o Benfica, por (1‑1). Esta é uma equipe que mantém o rendimento quando joga fora de seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 7 vitórias, 6 empates e 2 derrotas como visitante; contra 12 vitórias, 1 empate e 2 derrotas em seu estádio. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, ganhou ao Santa Clara fora por (2‑3) após prorrogação. Nos últimos 7 jogos fora pelo campeonato o Sporting CP regista 6 vitórias e 1 empate, tendo conquistado 19 pontos em 21 possíveis.
Para esta competição, não perde como visitante faz 7 jogos. Seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um gol nos últimos 10 jogos nesta competição. Em 14 jogos nesta competição, conseguiu dar a volta no placar em 3 dos 4 jogos em que sofreu o primeiro gol.
A equipe de Rui Borges chega a este duelo depois de um desgastante encontro a contar para os oitavos de final, na Taça de Portugal. Mais um encontro onde sentiu muitas dificuldades para derrotar o Santa Clara. Além disso, precisou jogar o prolongamento, o que nesta altura não é nada benéfico, tendo em conta o calendário apertado, e a fase em que as equipes se encontram. Os leões golearam o AFS, na última partida da Liga Portugal, por (6-0), e Rui Borges não tem baixas de peso, para este encontro na cidade berço. A 5 pontos do FC Porto, e estando os dragões firmes, sem vacilar, não há outro resultado que Interesse, aos leões, que não a vitória, até porque o Benfica também está numa boa fase, e apenas 3 pontos abaixo de si.