Depois de 3 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, a equipe da casa está na 15ª posição, tendo conquistado 14 pontos. Na última partida, perdeu com o PSV fora por (3‑0), depois de no jogo anterior ter empatado em casa, num jogo contra o FC Twente, por (1‑1). Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga diante de seus torcedores, já que nas últimas 30 partidas registra 4 vitórias, 3 empates e 8 derrotas como visitante, com 23 gols marcados e 34 sofridos, contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas em casa, com 32 gols marcados e 19 sofridos. Nos últimos 7 jogos em casa pelo campeonato, o Volendam registra 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota, tendo conquistado 12 pontos em 21 possíveis.
Nesta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos em seu estádio. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 9 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, pois marcou gols em 7 dos últimos 10 jogos nesta competição. En seus jogos em casa há uma tendência para gols, já que 18 de seus últimos 18 jogos terminaram com Mais de 1.5 gols. Em 14 jogos nesta competição, apenas conseguiu 1 virada no placar nos 9 jogos em que sofreu o primeiro gol.
O Volendam entra em campo pressionado pelos resultados ruins e pela necessidade urgente de reagir na competição. A equipe mostra limitações em vários setores e tem encontrado dificuldade para competir com adversários mais organizados. Jogando em casa, tenta ao menos usar o apoio da torcida para apresentar maior intensidade e corrigir falhas que vêm comprometendo seu desempenho. A tendência é de uma postura mais cautelosa, buscando não se expor e aproveitando eventuais oportunidades em transições rápidas. Para deixar a parte de baixo da tabela, o Volendam precisa mostrar evolução imediata e mais consistência ao longo dos 90 minutos.